Boas Prticas de Fabricao

Objetivo
Apresentar aos participantes de uma forma didática e prática, as normas vigentes das Boas Práticas de Fabricação, contribuindo para o cumprimento das exigências dos órgãos regulatórios quanto ao treinamento e qualificação.

 
Conteúdo Programático:
Porque existem as BPF
Conceitos
Caminho da responsabilidade
Caminho dos fatores físicos da qualidade
Caminho oda conformidade da qualidade
BPF x ISO
Documentação
Desenvolvimento do produto
Contaminação do processo
Equipamentos de proteção do produto
Higienização, lixo e rejeitos
Ordem de produção
Expedição
Garantia da Qualidade
Cultura da qualidade
10 mandamentos das BPF
Qualificação de Equipamentos
Validação
Auditoria Interna
Reclamações
Recolhimento de produto
 
 
 

 
Currculo do Palestrante
Prof. Luiz Carlos Peres
Químico graduado pela Universidade Ibirapuera, com mais de 40 anos de experiência na indústria farmacêutica, cosmética e química. Executou palestras e treinamentos em diversos países como Alemanha, Espanha, México e Argentina, pós-graduado em Didática para o Ensino Superior pela Universidade São Paulo e Gestão da Qualidade pela Fundação Getúlio Vargas. Sempre ocupou cargos gerenciais e com trânsito internacional em empresas como Schering do Brasil e Ciba-Geigy. Atuei como Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade e fui por 4 anos foi membro da Sociedade Brasileira de Controle da Contaminação.
 
Empresário fundador da Lucape Consultores há mais de 22 anos de atuação no mercado de consultoria, treinamentos, validação e auditorias envolvendo-se em vários segmentos industriais. Docente do Instituto Racine.