NOTÍCIAS

Aniversário 108 anos da Unifar - Nova identidade visual

A história da UNIFAR confunde-se com a própria evolução do campo farmacêutico no país. Desde sua fundação em 24 de agosto de 1913, de seus quadros, emergiram líderes para a composição de outras entidades, conselhos federais e estaduais e órgãos fiscalizadores, Comissão de Revisão da Farmacopeia, laboratórios oficiais de produção e de controle de medicamentos, comissões técnicas do Ministério da Saúde e Central de Medicamentos Básicos.

Em 1935 o sonho da nova sede se concretiza graças à arrecadação de recursos fomentada pelo programa de rádio da UNIFAR, patrocinado pelos empresários da Giorgio Picasso & Cia. Que em 3 dias por semana trazia notícias de interesse. A placa de mármore na fachada da sede, em comemoração aos 25 anos de fundação da instituição viria em 1938.

Durante o decorrer de sua história, a identidade da UNIFAR veio se renovando a cada geração, a cada diretoria, mas sempre mantendo sua essência, seus valores e sua missão!

O primeiro logotipo da Unifar trazia simplesmente as palavras “União farmacêutica”. Então, de um pedido informal da diretoria, sai a primeira alteração, resultando no logotipo de forma triangular e pontas retas que perdurou até 2011. Em decorrência da comemoração do centenário da instituição em 2013, é criado o logotipo comemorativo que foi adotado em todas as peças de divulgação até 2019.

A segunda alteração, mais uma vez a pedido da diretoria, trouxe o arredondamento das pontas do triângulo amarelo, suavizando e modernizando os contornos do logo e segue sendo o oficial até o momento.  
Em 2020, vem a pandemia da COVID-19, e com ela um novo cenário, aonde o virtual e remoto substitui por completo o presencial. A UNIFAR se moderniza para atender as demandas virtuais e se manter ativa durante a pandemia e, mais traz mais uma vez, a necessidade de renovação, da identidade visual, do logotipo da UNIFAR, surgindo de maneira bem proeminente.

Os pilares de Tradição e Inovação precisavam estar presentes no novo logotipo, assim como tem estado presentes na trajetória da UNIFAR ao longo de sua história. Além disso, os significados primordiais dos símbolos presentes no logo da UNIFAR, e estabelecidos no estatuto da instituição, precisavam ser mantido, sendo:

 - A serpente com a taça simbolizando a profissão farmacêutica
- O triângulo com seus três lados iguais, simbolizando a perfeição e a unidade.
- A cor amarela, que foi escolhida na primeira emissão do estatuto da instituição.

Na busca de uma nova identidade visual que pudesse manter a essência da UNIFAR, sob a ótica de uma empresa especializada, soubemos que a mensagem passada pelo logotipo atual não passava a mensagem que gostaríamos, pois remetia a uma sinalização de alerta, perigo e desproporcionalidade, o que em nada tem a ver com a identidade da organização.

Desta forma, a proposta apresentada trouxe a inicial do nome UNIFAR estilizada em forma de uma taça com uma serpente modernizada enrolada à mesma, mantendo o conceito original da profissão farmacêutica, mas sobre um triangulo reposicionado que ainda ressaltava o sentido de unidade perfeita, só que direcionado para frente.

As opções apresentadas mostraram ser possível manter a tradição de uma organização centenária como a UNIFAR, mas apontando para o futuro, para as inovações, tendências e necessidades de um cenário cada vez mais globalizado. E após avaliação e votação entre os membros da diretoria, o resultado foi esse (slide novo logo):
O logotipo com ares de brasão,  nos lembra das instituições de educação tradicionais como universidades, e o posicionamento diferente do triangulo, semelhante ao símbolo de “play” já tão conhecido pelas áreas de comunicação e plataformas digitais, traz ao logotipo a visão de atualização contínua com as tendências. Some se a isso, as diversas formas de utilização desse logotipo em diferentes materiais, diferentes fundos, diferentes disposições, o que nos remete à versatilidade e flexibilidade da própria instituição em se reinventar ao longo das décadas transitando em diferentes áreas e para diferentes públicos do mercado de ciências da Vida.

Essa combinação transborda nesse novo logotipo, uma síntese daquilo que a UNIFAR foi, é, e continuará sendo pelos próximos, porque não dizer, 108 anos:
O profissionalismo e seriedade na educação e formação de profissionais voltada para o futuro!
Muito prazer: está é a nova identidade da UNIFAR, uma cara nova, mais moderna, mais sólida, voltada para o futuro e com a mesma essência de unidade e solidez na formação dos profissionais farmacêuticos!
Que venham mais 108 anos… com certeza estaremos lá e continuaremos em frente mantendo a tradição, ética e comprometimento com a profissão farmacêutica, como só uma instituição secular pode ser!