NOTÍCIAS

IV Simpósio de Microbiologia Industrial 2019, Unifar.

Palestras e minicursos trouxeram atualização e informação técnica relevante. 

Neste ano, o tradicional Simpósio de Microbiologia Industrial, em sua IV edição ocorreu nos dias 21 e 21 de setembro no Hotel Meliá em Campinas. 

Foram dois dias de intensa revisão de importantes conceitos que balizam as atividades de analistas e gestores da Qualidade na Indústria de produtos regulados pela Vigilância Sanitária. 

Aspectos relacionados à implantação do sistema de qualidade nas Indústrias de produtos cosméticos foram apresentados de forma competente e simples por Verônica Thereza Gonçalves (Biocenter Soluções Analíticas). Mesmo uma empresa com área física pequena e poucos funcionários precisam cuidar de todos os aspectos de Boas Práticas de Fabricação, tais como fluxo de pessoas, limpeza efetivo de salas e equipamentos, comportamento dos funcionários e demais aspectos de cuidados com o processo.  O monitoramento microbiológico dos ambientes para conhecer o nível de limpeza no decorrer dos períodos de produção, a avaliação do histórico de resultados demonstra que as ações e cuidados são efetivos. O resultado será produtos com níveis de contaminação dentro dos limites, ausência de patogênicos e melhor eficácia do conservanteutilizado na formulação. Tendência do mercado em produtos rotulados como “veganos” e o anseio pelo uso de conservantes“verdes”, interesse de empresas em exportar cosméticos leva à necessidade de revisão nos procedimentos da empresa.  

O Simpósio trouxe também o tema Gerenciamento de Riscos por Franciele Tafarello Biscola que tratou do tema com exemplos aplicados ao monitoramento ambiental e a ferramenta aplicada a desvios e ACAP (ações corretivas e ações preventivas) teve exemplos práticos trazidos por Heloisa Brito. 

Como orientação aos trabalhos rotineiros nos laboratórios de microbiologia, a Validação de Cepas de Referência por Zayana Vilela (Plast Labor) e Método Alternativo para Teste de Endotoxinas por Ana Regina Polay (Lonza), e ainda Avaliação de resultados fora de especificação (OOS), trouxe abordagem questionadora nos exemplos e ocorrências do controle microbiológico.

Nos temas de caráter geral com importantes e pertinentes comentários referentes ao momento atual de desenvolvimento, produção e regulamentação técnica legal de medicamentos, Marco Antônio Stephano e Vanda Magalhães trouxeram importantes aspectos referentes a estes assuntos nas palestras Cenário Brasileiro na Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos e Desafios na Produção e Registro de produtos Biotecnológicos. 

Os aspectos importantes da RDC 301/2019 – Regulamento de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos e Instruções Normativas de apoio publicado em agosto deste ano foram abordados por Tatiana Oliveira em palestra recheada de exemplos com sua devida interpretação. 

Os minicursos Validação de Desinfetantes por Valéria Costa Marteniuki e Incertezas de Medição por Dorival Leão deu aos participantes noções completas e detalhadas sobre estes estudos plenamente aplicáveis a setores produtivos de medicamentos, cosméticos, alimentos e produtos médicos. 

Perguntas dos participantes em ambiente leve e descontraído propiciou intensa troca de saberes e networking no primeiro dia do IV Simpósio de Microbiologia Industrial. 

Confira as fotos, clique aqui